Como explicamos em artigos anteriores, o objetivo do pentest é procurar brechas e vulnerabilidades que existem dentro de itens digitais e que podem ser alvos de ataques cibernéticos. E já que o mundo cibernético é vasto, existem testes mais direcionados, como é o caso do pentest de APIs.
Nesse artigo, explicamos o que é uma API, quais são as principais ameaças que pode oferecer e como funciona o seu pentest.
O que é uma API?
A sigla API representa, em inglês, Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, quando traduzimos para o português. De forma resumida, sua função é integrar softwares, sistemas e aplicativos com o objetivo de facilitar a sua usabilidade para o usuário.
Isso significa que a API é responsável por permitir que o usuário realize diversas ações dentro de um único software, por exemplo, mas realizando-as com a ajuda de outros sistemas, aplicativos e softwares – que ele não enxerga – ao mesmo tempo.
Em um site, por exemplo, quando acessamos o WhatsApp da empresa com um simples toque e já com uma mensagem pré-escrita, isso representa uma integração entre a plataforma em que o site foi desenvolvido e o aplicativo de mensagens. Se não fosse por isso, o usuário precisaria procurar o número, adicioná-lo, escrever a mensagem e enviar.
Outro exemplo muito comum em empresas é a integração do sistema de gestão financeira com APIs bancárias e de aplicativos de mensagem, que permitem a geração de boletos e seu envio por e-mail para os clientes – evitando que o colaborador precise gerenciar quem deve ser cobrado, quais os valores, quando realizará o envio, etc.
Ou seja, a existência da API facilita e, por consequência, melhora toda a experiência de uso dos colaboradores e também dos seus clientes. Justamente por serem tão importantes e tão largamente utilizadas é que elas se tornaram um alvo vulnerável para ataques, ameaças e manipulações de hackers.
Pentest de APIs
Uma das maiores preocupações com relação às APIs é a segurança de dados.
Hoje em dia, qualquer plataforma digital lida com uma enorme quantidade de dados diariamente, tanto internos – que são as informações privadas da empresa, como senhas bancárias – quanto externos – dados sensíveis dos clientes como senhas e informações de pagamento e endereço – e é isso o que chama a atenção de invasores.
Brechas de segurança podem ocasionar o vazamento, roubo ou sequestro dessas informações. Isso ocasionaria diversos prejuízos para a empresa, tais como problemas com a LGPD, danos morais para o cliente, perda de valor de mercado e perda financeira.
O Open Web Application Security Project (OWASP) realizou um levantamento e determinou quais são as principais ameaças encontradas durante os APIs pentests. Elas são:
- Desatualização ou mal-gerenciamento de estrutura
Quando uma nova API é inserida dentro de um sistema ou software, geralmente é necessário que haja uma atualização em toda sua estrutura. Caso contrário, APIs desatualizadas e/ou estruturas mal-gerenciadas acabam se tornando uma porta aberta para ataques.
- Configurações de segurança
Também é fundamental ter certeza de que todas as configurações de segurança necessárias estão ativas. Problemas como o armazenamento em plataformas de nuvem, avisos de erro que revelam muitas informações, má-configuração de ad-hoc ou de HTTP headers são alguns exemplos de vulnerabilidades que podem acabar sendo exploradas.
- Exposição excessiva de dados
Ao criar um site, programa ou aplicativo, os desenvolvedores podem acabar desconsiderando a segurança individual de alguns objetos, fazendo que esses fiquem expostos e, consequentemente, possam ser violados.
Além dessas, a organização também aponta outras, como falta de autorização de acesso, injeção (de SQL, comando e NoSQL) e falta ou ineficiência de registro e monitoramento.
Por existirem tantas possibilidades é que o API pentest é tão importante. Através dele, o profissional consegue realizar a identificação de todas essas fraquezas, permitindo que elas sejam corrigidas e monitoradas pela empresa.
A Vantico pode conectar a sua organização aos pentesters mais qualificados do mercado para a realização do API pentest. Fale conosco e saiba mais.