O Pentest é uma das principais ferramentas utilizadas pelas equipes de segurança para proteger ativos e aplicações.
Uma pesquisa da Cobalt¹, por exemplo, revelou que 85% dos profissionais de segurança nos EUA confirmaram que o Pentest lhes traz insights relevantes e contribui para a economia financeira a longo prazo.
Entretanto, em muitos casos, a contratação de um Teste de Intrusão pode ser um processo demorado e complexo.
Em um contexto onde os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes e sofisticados, essa demora pode custar muito caro para a organização.
Foi para suprir essa necessidade que surgiu o modelo conhecido como Pentest as a Service (PTaaS), trazendo uma solução eficaz e ágil para identificar vulnerabilidades e garantir a proteção dos ativos.
Pentest tradicional
Em geral, as empresas que trabalham com o modelo mais tradicional de Pentest seguem um processo similar de contratação, como podemos ver na imagem abaixo:
Ou seja, é um processo longo, que envolve muitas reuniões, negociações, o envolvimento de muitas pessoas, e assim por diante. Isso significa que:
- Podem levar várias semanas antes que o teste seja iniciado;
- Os resultados são entregues somente ao final dos testes;
- Contratos longos e restritivos, que permitem a execução de apenas alguns testes ao ano;
- As informações das vulnerabilidades são geralmente enviadas em um documento simples.
Se você é um profissional de segurança, tecnologia da informação, desenvolvimento de softwares, ou fundador de uma empresa, você provavelmente entende a importância da análise de dados e da agilidade de projetos.
Cada segundo conta, e os criminosos cibernéticos não esperam. Por isso, cada dia que o ativo passa desprotegido representa um risco de comprometimento por um ataque.
Pentest as a Service
Entendendo tudo isso como um gargalo para a segurança de uma empresa foi que surgiu o Pentest as a Service (PTaaS).
Diferentemente do modelo tradicional, o processo do PTaaS é mais ou menos assim:
Note que as etapas são reduzidas, permitindo uma agilidade de cerca de 98%* para o início da execução dos testes. Essa é uma vantagem muito grande para as empresas que precisam de rapidez para proteger seus ativos.
Clique aqui para uma comparação mais detalhada do PTaaS e Pentest Tradicional.
Benefícios do Pentest as a Service
De forma geral, os maiores diferenciais do Pentest as a Service são:
Agilidade para início do teste
Em grande parte das empresas que atuam com o Pentest Tradicional, a precificação é feita individualmente, de acordo com os detalhes de cada projeto. É por isso que o início do teste pode ser tão demorado.
No Pentest as a Service, os modelos de precificação são diferentes, como o uso de créditos, planos mensais, semestrais ou anuais, entre outros. Essa padronização, além de promover a transparência entre empresa e cliente, ainda agiliza o início do projeto.
Além disso, como veremos abaixo, as entregas são feitas em uma plataforma própria. E, muitas vezes, é dentro da própria plataforma que a solicitação de um novo teste é feita, notificando os responsáveis em tempo real, de forma totalmente automatizada.
Entregas feitas em uma plataforma própria
O uso de uma plataforma própria é parte fundamental do sucesso e agilidade do Pentest as a Service. Ela possibilita diversas vantagens, como:
- Centralização das informações em um único lugar;
- Disponibilização de relatórios detalhados sobre as vulnerabilidades identificadas;
- Atualização em tempo real sobre as falhas mais graves;
- Automatização de processos, como a solicitação de um novo Pentest e download de relatórios;
- Entre outros.
Imagem: Dashboard da plataforma Vantico.
Resultados disponibilizados em tempo real
Conforme mencionado no tópico anterior, o Pentest as a Service traz um ponto crucial: a notificação em tempo real sobre as vulnerabilidades críticas.
Isso permite que a equipe de segurança inicie a correção e tome medidas imediatamente, ao invés de ter que aguardar o término do teste para ter acesso a essa informação.
Variedade de profissionais
Nos PTaaS, as empresas contam com uma ampla comunidade de pentesters para a execução dos testes.
Isso significa que ela tem, à sua disposição, uma gama de profissionais, com as mais diversas especialidades e qualificações, o que permite que o melhor pentester seja alocado para cada caso, aumentanado a eficiência do teste.
Melhor custo-benefício
Comparando todos os benefícios e o preço do PTaaS e comparando-os com as entregas e custos do Pentest Tradicional, fica claro que essa modalidade traz um maior custo-benefício, além da agilidade e eficiência.
Conclusão
Resumindo, o Pentest as a Service é uma abordagem ágil ao Pentest, com o recurso de uma plataforma própria e uma ampla comunidade de profissionais.
Sendo assim, o PTaaS permite a execução de mais testes ao longo do ano, com um alto custo-benefício e maior flexibilidade.
No Brasil, o Pentest as a Service é uma modalidade que tem sido cada vez mais procurada por empresas e equipes de segurança.
Diante do contexto atual, com ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados, adotar o Pentest as a Service é uma escolha estratégica para a proteção dos ativos de uma empresa.
Para saber mais sobre o PTaaS, clique aqui e fale com os Especialistas em Segurança da Vantico.
¹Faster and Cost-effective: How Pentest as a Service (PtaaS) Stacks Up Against Consultancies