Tomar decisões com base em dados é parte fundamental do sucesso da maioria das empresas. Afinal, são eles que nos fornecem informações importantes sobre o que precisa ser melhorado, o que está dando certo, e assim por diante.
Na área de cibersegurança, também é assim. As organizações precisam estar constantemente verificando seus KPIs e métricas para analisar o seu nível de segurança.
O que são KPIs?
KPI é uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator ou, traduzindo para o português, Indicador-chave de Performance. De forma geral, os KPIs representam o grupo de métricas que serão utilizadas para analisar o desempenho de um projeto, processo ou organização.
Essas métricas podem variar de acordo com o segmento ou objetivo da empresa.
Dentro da cibersegurança, elas também são essenciais. Afinal, para garantir que os esforços nessa área estão sendo efetivos, é fundamental que a equipe e a gestão consigam acompanhar os resultados obtidos (e como cada um deles é importante).
Além disso, já que as ameaças cibernéticas estão constantemente evoluindo, é essencial que essas métricas sejam constantemente verificadas e atualizadas para garantir segurança a longo prazo, além de orientar a tomada de decisões.
As 5 principais métricas de cibersegurança para analisar
Separamos nesse post os 10 principais KPIs de cibersegurança que toda equipe de segurança e a gestão devem analisar periodicamente.
1. Preparação
Aqui, as métricas precisam estar ligadas ao nível de preparação da equipe. Algumas das perguntas que devem ser respondidas são:
- Quantidade de vulnerabilidades que já foram identificadas nos sistemas da organização
- Onde cada vulnerabilidade foi encontrada
- Como foi/será remediada cada vulnerabilidade
- Qual é a frequência com que a equipe é treinada sobre cibersegurança
- Qual é o procedimento de comunicação sobre as atualizações nas medidas de segurança
- Qual a frequência de testes ligados a medidas de resposta a incidentes
- Levantamento de quais são as medidas de cibersegurança já existentes
- Frequência com que são feitos back-ups
2. Histórico
Outro dado que deve ser levado em consideração é o histórico de tentativas de invasões e outros problemas de cibersegurança, como vazamento de dados.
Algumas das questões a serem levantadas são:
- Quantos e quais problemas de cibersegurança já foram identificados – dividindo-os por período (anual, semestral, mensal) e, se possível, cruzando com o histórico de medidas já realizadas pela equipe
- Qual foi o impacto que cada um desses incidentes teve na organização e como esse impacto é medido
- Como é o procedimento de comunicação à gestão e outros envolvidos
- Qual foi a causa de cada um desses incidentes e se elas já foram (ou estão sendo) remediadas
3. Resposta a incidentes
Nesse KPI, vamos nos aprofundar na parte de resposta a incidentes.
- Tempo para identificação de vulnerabilidades, tentativas de ataques ou vazamento de informações
- Como essa identificação é feita, por quem e como ela é comunicada
- Quais são as ferramentas utilizadas para auxiliar na detecção de incidente
- Sistema de priorização e classificação dos incidentes
- Frequência de treinamentos realizados na área
- Tempo para correção das vulnerabilidades
4. Identificação de dispositivos
Também é importante ter dados ligados aos dispositivos conectados à rede interna da organização.
- Como é feito o registro e controle desses dispositivos
- Qual é o processo realizado em cada um deles para garantir sua proteção
- Qual é o nível de acesso de cada dispositivo e como esse controle é feito
- Como é feito o gerenciamento dos dispositivos remotos
5. Realização de testes
Outra importante métrica está ligada à realização de testes, especialmente para organizações de determinados segmentos, como o financeiro, ou aquelas que precisam estar em conformidade com compliance.
- Frequência de realização dos testes de intrusão (pentest), de scans de vulnerabilidades e outros testes de cibersegurança.
- Como é feita a análise dos resultados
- Como os resultados são comunicados à gestão
- Qual é o processo ligado à remediação das vulnerabilidades encontradas
- Como é verificada a eficácia das correções
Esses KPIs são alguns que irão contribuir com a tomada de decisão e análise dos esforços de cibersegurança, mas é importante que as métricas sejam reavaliadas periodicamente!
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