5 métricas de cibersegurança que você precisa analisar

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métricas de cibersegurança

Tomar decisões com base em dados é parte fundamental do sucesso da maioria das empresas. Afinal, são eles que nos fornecem informações importantes sobre o que precisa ser melhorado, o que está dando certo, e assim por diante. 

Na área de cibersegurança, também é assim. As organizações precisam estar constantemente verificando seus KPIs e métricas para analisar o seu nível de segurança. 

O que são KPIs? 

KPI é uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator ou, traduzindo para o português, Indicador-chave de Performance. De forma geral, os KPIs representam o grupo de métricas que serão utilizadas para analisar o desempenho de um projeto, processo ou organização. 

Essas métricas podem variar de acordo com o segmento ou objetivo da empresa. 

Dentro da cibersegurança, elas também são essenciais. Afinal, para garantir que os esforços nessa área estão sendo efetivos, é fundamental que a equipe e a gestão consigam acompanhar os resultados obtidos (e como cada um deles é importante). 

Além disso, já que as ameaças cibernéticas estão constantemente evoluindo, é essencial que essas métricas sejam constantemente verificadas e atualizadas para garantir segurança a longo prazo, além de orientar a tomada de decisões. 

As 5 principais métricas de cibersegurança para analisar 

Separamos nesse post os 10 principais KPIs de cibersegurança que toda equipe de segurança e a gestão devem analisar periodicamente. 

1. Preparação 

Aqui, as métricas precisam estar ligadas ao nível de preparação da equipe. Algumas das perguntas que devem ser respondidas são: 

  • Quantidade de vulnerabilidades que já foram identificadas nos sistemas da organização 
  • Onde cada vulnerabilidade foi encontrada 
  • Como foi/será remediada cada vulnerabilidade 
  • Qual é a frequência com que a equipe é treinada sobre cibersegurança 
  • Qual é o procedimento de comunicação sobre as atualizações nas medidas de segurança 
  • Qual a frequência de testes ligados a medidas de resposta a incidentes 
  • Levantamento de quais são as medidas de cibersegurança já existentes 
  • Frequência com que são feitos back-ups 

 

2. Histórico 

Outro dado que deve ser levado em consideração é o histórico de tentativas de invasões e outros problemas de cibersegurança, como vazamento de dados. 

Algumas das questões a serem levantadas são: 

  • Quantos e quais problemas de cibersegurança já foram identificados – dividindo-os por período (anual, semestral, mensal) e, se possível, cruzando com o histórico de medidas já realizadas pela equipe 
  • Qual foi o impacto que cada um desses incidentes teve na organização e como esse impacto é medido 
  • Como é o procedimento de comunicação à gestão e outros envolvidos 
  • Qual foi a causa de cada um desses incidentes e se elas já foram (ou estão sendo) remediadas 

 

3. Resposta a incidentes 

Nesse KPI, vamos nos aprofundar na parte de resposta a incidentes. 

  • Tempo para identificação de vulnerabilidades, tentativas de ataques ou vazamento de informações 
  • Como essa identificação é feita, por quem e como ela é comunicada 
  • Quais são as ferramentas utilizadas para auxiliar na detecção de incidente 
  • Sistema de priorização e classificação dos incidentes 
  • Frequência de treinamentos realizados na área 
  • Tempo para correção das vulnerabilidades 

 

4. Identificação de dispositivos 

Também é importante ter dados ligados aos dispositivos conectados à rede interna da organização. 

  • Como é feito o registro e controle desses dispositivos 
  • Qual é o processo realizado em cada um deles para garantir sua proteção 
  • Qual é o nível de acesso de cada dispositivo e como esse controle é feito 
  • Como é feito o gerenciamento dos dispositivos remotos 

 

 5. Realização de testes 

Outra importante métrica está ligada à realização de testes, especialmente para organizações de determinados segmentos, como o financeiro, ou aquelas que precisam estar em conformidade com compliance. 

  • Frequência de realização dos testes de intrusão (pentest), de scans de vulnerabilidades e outros testes de cibersegurança. 
  • Como é feita a análise dos resultados 
  • Como os resultados são comunicados à gestão 
  • Qual é o processo ligado à remediação das vulnerabilidades encontradas 
  • Como é verificada a eficácia das correções 

 

Esses KPIs são alguns que irão contribuir com a tomada de decisão e análise dos esforços de cibersegurança, mas é importante que as métricas sejam reavaliadas periodicamente! 

Para saber mais sobre cibersegurança, conheça a Vantico e como podemos contribuir com a sua organização! 

 

 

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