Uma proteção eficaz voltada para os sistemas de qualquer empresa envolve diversas etapas, sejam elas de proteção fisica ou digital.
Quando voltado para cibersegurança e principalmente na área de testes, essas etapas se transformam em camadas que buscam garantir suprir as demandas e necessidades uma das outras.
Camadas da segurança cibernética
As seis camadas de cibersegurança são fundamentais para a proteção das organizações contra ameaças.
A camada de perímetro, composta por firewalls, sistemas de detecção e prevenção de intrusão (IDS/IPS) e VPNs, forma uma barreira robusta contra acessos não autorizados.
A camada de rede utiliza firewalls de última geração (NGFW) e segmentação de rede, o que minimiza a extensão de possíveis violações, criando áreas seguras dentro da infraestrutura.
Na camada de endpoint, são utilizados antivírus, criptografia de dispositivos e software de segurança de endpoint (EDR) para proteger dispositivos individuais, que podem ser pontos de entrada para ataques.
A camada de aplicativo é focada na segurança de aplicativos e incorpora firewalls de aplicativos web, pentests e gerenciamento de vulnerabilidades, protegendo contra ameaças que exploram falhas nessa superfície de ataque.
A camada de dados prioriza a integridade e a confidencialidade, utilizando criptografia, controle de acesso e estratégias de backup eficazes.
Por fim, a camada de usuário enfatiza a conscientização sobre segurança por meio de treinamentos, autenticação multifator (MFA) e gerenciamento de senhas, reduzindo riscos associados a ações inadvertidas dos usuários.
Camadas dos testes de segurança ofensiva
Para construir uma defesa robusta, é essencial entender as camadas voltadas para a segurança ofensiva, que oferecem uma abordagem abrangente e eficaz para proteger ativos e dados.
Cada camada atua como um escudo, bloqueando ou retardando ataques e proporcionando tempo para que outras medidas de segurança respondam adequadamente.
Aqui na Vantico, você tem as principais camadas de testes de segurança ofensiva:
Scan de Vulnerabilidades
Este tipo de scan tem uma abordagem mais externa, buscando por falhas de segurança em sistemas ao avaliar as configurações e as vulnerabilidades conhecidas. Pode-se considerar o scan como uma primeira linha de defesa.
Gerenciamento de Superfície de Ataque
Avalia e reduz a exposição de ativos críticos, ajudando a identificar quais serviços e sistemas estão acessíveis e potencialmente vulneráveis. Esta camada foca em minimizar os riscos de ataques.
Modelagem de Ameaças
A modelagem de ameaças analisa como os invasores vão tentar explorar as vulnerabilidades da empresa. Com esta etapa, é possível entender as motivações e métodos de ataque, ajudando a empresa a elencar quais recursos devem ser priorizados.
Pentest
O pentest simula ataques a fim de testar a eficiência das defesas pré-estipuladas de segurança e também compreender quais partes estão mais vulneráveis. Pode se dividir em pentest voltados para mobile, rede e outros, permitindo a identificação e correção de falhas.
Revisão Segura de Código
Nesta camada a análise é feita diretamente no código-fonte, buscando identificar vulnerabilidades antes de algum software ou aplicação ser implementado. Aqui, o principal benefício é garantir segurança desde o início do processo de desenvolvimento.
Simulação de Phishing
A Simulação ataques phishing geram testes que imitam ataques reais, a fim de treinar usuários e melhorar a conscientização sobre segurança. Esta camada de segurança ajuda a identificar fraquezas tanto no sistema quanto no treinamento de funcionários.
Threat Intelligence
Coleta e analisa dados sobre ameaças para informar decisões de segurança. Permite uma resposta mais proativa e direcionada a novas ameaças e vulnerabilidades.
Emulação de Adversário
Reproduz táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) de atacantes reais para testar a resiliência das defesas. Ajuda a preparar a organização para cenários de ataque específicos.
Principais erros ao estabelecer camadas de segurança
Muitas empresas cometem erros que comprometem a eficácia de suas defesas em todas as seis camadas de cibersegurança. A falta de atualização de software e firmware expõe as defesas a riscos conhecidos, tornando-as vulneráveis. Além disso, o treinamento de usuários insuficiente pode resultar em ações que comprometem a segurança, já que os funcionários não estão devidamente preparados para identificar e lidar com ameaças.
A desconsideração da segmentação de rede é outro erro comum, pois falhas nesse aspecto permitem que ameaças se movam lateralmente dentro da infraestrutura. A falta de testes regulares, como pentests, deixa lacunas significativas que podem ser exploradas por invasores. Por fim, o desconhecimento da superfície de ataque pode levar a uma implementação inadequada das defesas, resultando em áreas expostas que não são devidamente protegidas.
A Vantico traz uma abordagem que engloba diversas camadas da segurança ofensiva da sua empresa. Além disso, o principal foco da Vantico é entregar um pentest 50% mais rápido e 30% mais econômico.
Clique aqui para conhecer como funciona o Pentest as a Service da Vantico.
Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos.