O que é o Mês da Conscientização da Cibersegurança e 3 ações para implementar

Picture of vantico

vantico

Outubro: Mês de Conscientização em Cibersegurança

A cibersegurança é uma preocupação constante em um mundo cada vez mais digitalizado. Entretanto, essa preocupação não pode ser apenas das empresas e equipes que trabalham diretamente com isso, mas de toda a organização, mercado e sociedade. Por isso, foi criado o Mês da Conscientização da Cibersegurança.

Neste artigo, vamos explorar o que é o Mês da Conscientização da Cibersegurança, por que ele é importante, quais são os seus benefícios e como profissionais de TI, cibersegurança, CTOs e outros, podem implementar ações eficazes para promover a awareness em suas organizações.

O que é o Mês da Conscientização da Cibersegurança?

O Mês da Conscientização da Cibersegurança foi criado nos Estados Unidos¹, e acontece anualmente no mês de outubro. Seu objetivo é educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da cibersegurança e as consequências da falta dela.

Durante todo o mês, organizações públicas e privadas promover diversas atividades para informar o público sobre os riscos e desafios da segurança digital.

Por que o Mês da Conscientização da Cibersegurança é importante e quais os benefícios

A internet é parte quase obrigatória da rotina da maioria das pessoas e empresas. No entanto, muitas vezes, as informações sobre cibersegurança circulam apenas os ambientes de tecnologia que já lidam com isso.

Nesse contexto, o Mês da Conscientização da Cibersegurança reforça a importância de todas as pessoas agirem ativamente para se prevenir contra possíveis ameaças, assim evitando:

– Phishing;

– Vazamento ou roubo de dados;

– Malwares e ransomwares;

– Diversos tipos de ataques cibernéticos.

Dessa forma, essas pessoas estão contribuindo para reduzir as chances de perdas financeiras, roubo de identidades, manipulação, e outros possíveis golpes – tanto em uma dimensão pessoal qual organizacional.

Ações para implementar durante o Mês da Conscientização da Cibersegurança

Agora que você já sabe o que é o Mês da Conscientização da Cibersegurança, vamos explorar três ações eficazes que você pode implementar para promover sua importância e reforçar a segurança da empresa.

Ações para o Mês da Conscientização da Cibersegurança

  1. Realize treinamentos com gamificação

Os treinamentos são fundamentais para qualquer campanha de conscientização, inclusive essa. Entretanto, existe uma forma de torná-los mais dinâmicos e práticos, potencializando a absorção do conteúdo: a gamificação.

Isso ainda promove o engajamento dos funcionários, que se envolvem mais com o conteúdo e entendem ainda melhor sua importância e aplicação, aprendendo com exemplos práticos e reais de seu dia a dia.

Conheça a Hacker Rangers, parceira da Vantico, e seus programas corporativos de conscientização em segurança da informação. Clique aqui e saiba mais!

  1. Disponibilize diferentes tipos de materiais

Além dos treinamentos, disponibilize também diferentes materiais, como newsletters, planilhas, vídeos explicativos e outros. Isso também aumenta a absorção do conteúdo, além de permitir que a pessoa releia ou reveja quantas vezes forem necessárias, além de conseguir organizar-se melhor para colocar os aprendizados em prática.

Alguns exemplos do que você pode fazer:

  • Cartilha sobre geração de senhas seguras;
  • Newsletter sobre como identificar Phishing;
  • Planilha com acompanhamento de implementação de medidas de cibersegurança.

Saiba mais sobre os treinamentos de identificação de Phishing da Vantico clicando aqui.

  1. Crie uma Política de Cibersegurança a longo prazo

O mais importante de tudo é entender que a cibersegurança não deve ser uma preocupação apenas do TI, nem apenas do mês de outubro. Muito pelo contrário: para que as ações sejam eficazes, elas precisam acontecer em toda a empresa e durante todo o ano.

Por isso, é fundamental criar uma política de cibersegurança a longo prazo, que inclua:

  • Frequência de testes de segurança;
  • Política de criação de senhas;
  • Autenticação de dois fatores;
  • Treinamentos periódicos;
  • Atualização de softwares;
  • Identificação de phishing;
  • E outros!

Clique aqui para conhecer os testes de segurança disponibilizados pela Vantico.

Postura de Segurança

Todas essas medidas são fundamentais para que a empresa tenha uma postura de segurança forte e eficiente, não apenas no Mês de Conscientização da Cibersegurança, mas em todo o ano, incluindo essa preocupação na cultura organizacional.

Descubra como a Vantico pode ajudar a sua empresa a reforçar a postura de segurança! Clique e conheça todos os nossos serviços.

 

¹ Cybersecurity Awareness Month | CISA

veja também

Outros conteúdos sobre Segurança Cibernética