Agilidade no Pentest as a Service

Picture of Júlia Valim

Júlia Valim

A Agilidade do Pentest as a Service

Existem diversas vantagens em contratar o Pentest as a Service (PTaaS), ao invés de optar pelos testes tradicionais. 

Uma delas é a agilidade na contratação e execução do Pentest, justamente por estarmos em um cenário em que cada segundo conta para se proteger contra os ataques cibernéticos.

Por isso, neste artigo iremos nos aprofundar no tópico da rapidez do PTaaS.

 

O processo do Pentest

O processo de contratação e execução dos Pentests tradicional é mais ou menos assim:

Agilidade no Pentest tradicional - Processo

 

Perceba quantas etapas estão inclusas desde o primeiro contato até o retest, e como elas são capazes de reduzir a velocidade do teste.

Considerando todas essas fases e o período gasto em cada fase, uma empresa seria capaz de realizar cerca de 12 testes ao ano em suas aplicações. 

Para algumas, essa quantidade é mais do que suficiente. Mas em outros casos, especialmente para médias e grandes empresas, essa quantidade pode não ser o suficiente para cobrir todas as suas atualizações, novos produtos, áreas de atuação e exigências de parceiros ou investidores.

Por outro lado, o processo de contratação e execução do Pentest as a Service é mais ou menos assim:

Agilidade no Pentest as a Service - Processo

 

Perceba como as etapas foram reduzidas consideravelmente. Esse é um dos principais motivos do PTaaS ser mais ágil: seu processo de contratação é mais ágil, com etapas mais enxutas e, em muitos casos, simultâneas.

Considerando as fases mencionadas acima, o número de Pentests que uma empresa consegue executar por ano subiria de 12 para uma média de 48.

Ou seja, uma quantidade muito mais próxima de contribuir eficientemente com empresas de médio e grande porte.

 

Por que o Pentest as a Service traz maior agilidade?

Existem alguns fatores que contribuem para o Pentest as a Service ser consideravelmente mais ágil do que os Pentests tradicionais. Alguns deles são:

 

Contratação ágil

A contratação mais ágil faz com que o teste se inicie rapidamente, sem desperdiçar muito tempo com longas reuniões de orçamento e negociações de escopo.

Ao começar o teste, todos os fatores abaixo contribuem mais ainda para sua agilidade.

 

Automatização

As empresas de PTaaS automatizam muitos processos que ainda são feitos de forma manual pelas instituições mais tradicionais.

Por exemplo, muitas vezes o fornecedor de PTaaS conta com uma plataforma para veiculação dos resultados em tempo real, como é o caso da Vantico. Isso permite que:

  • A abertura de um novo teste seja feita diretamente por meio da plataforma, evitando um longo processo de contratação toda vez;
  • Os clientes acompanhem o andamento em tempo real, sem necessidade de solicitar informações constantemente;
  • Os dados e relatórios sejam acessados com total autonomia pelo cliente.

Comunicação

Outro ponto importante é a comunicação.

Muitos fornecedores de PTaaS centralizam a comunicação via plataforma, permitindo que a equipe interna do cliente fale diretamente com o pentester responsável pelo teste.

Isso também ajuda a fazer com que o teste flua mais rapidamente e as correções comecem a ser feitas com maior agilidade.

 

Entrega de resultados

Nos formatos tradicionais, os resultados do Pentest são enviados após a finalização total do teste, em um PDF com os resumos do que foi encontrado.

Por outro lado, na maior parte das vezes, no PTaaS os resultados começam a ser liberados bem rapidamente. Aqui na Vantico, por exemplo, as vulnerabilidades críticas e altas são reportadas em tempo real dentro da plataforma.

Isso agiliza o teste e a correção por parte da equipe interna.

As vulnerabilidades reportadas ainda acompanham informações importantíssimas, como descrição, referências e recomendações para sua correção.

 

Modelo de créditos

Outro diferencial utilizado por alguns fornecedores de Pentest as a Service é o sistema de créditos. Aqui na Vantico, por exemplo, ele nos ajuda a ser até 50% mais ágeis. 

Por meio dele, o cliente compra uma determinada quantidade de créditos que equivalem a horas de Pentest. Então, ele utiliza-os como e quando desejar, sem que seja necessário fazer uma nova reunião para orçamento a cada teste.

É possível acompanhar o saldo diretamente pela plataforma, o que possibilita ao cliente se planejar para utilizá-lo da melhor forma possível e comprar mais créditos, quando necessário.

Esse é um dos principais fatores que fazem com que a etapa de contratação seja mais rápida no PTaaS.

 

Conclusão

Resumindo, o Pentest as a Service é uma ótima ferramenta que traz grande agilidade para os testes por conta de inúmeros fatores.

Com a metodologia utilizada pela Vantico, o processo é até 50% mais ágil e 30% mais econômico para as empresas. 

Quer saber mais? Clique aqui e fale com nossa equipe.

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos.

veja também

Outros conteúdos sobre Segurança Cibernética