Bug Bounty x Pentest: Conheça as diferenças e qual escolher

Picture of vantico

vantico

Bug Bounty vs. Pentest - Qual a diferença? Qual escolher? Vantico

Tanto o Pentest quanto o Bug Bounty são ferramentas muito utilizadas por empresas e equipes de cibersegurança, visando identificar vulnerabilidades e eliminar possíveis ameaças.

Por conta disso, ao olhar para esses dois conceitos, pode surgir uma dúvida: qual deles escolher?

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que cada um desses serviços oferece e como eles se comparam.

O que é o Bug Bounty?

O Bug Bounty é um programa de recompensas financeiras, que oferece bonificações para quem descobre e reporta falhas de segurança em sistemas digitais. Esse programa é utilizado por organizações que buscam maior segurança em seus sistemas e aplicativos, permitindo que hackers éticos busquem vulnerabilidades.

A principal vantagem do Bug Bounty é a diversidade de perspectivas e abordagens na busca por falhas. Como os hackers éticos vêm de diferentes backgrounds, cada um trará uma abordagem única para encontrar e explorar possíveis vulnerabilidades.

Além disso, em alguns casos, os programas de Bug Bounty podem ter maior custo-benefício do que os testes tradicionais, como o scan de vulnerabilidades, uma vez que as recompensas são pagas apenas quando um bug é efetivamente encontrado.

O que é o Pentest?

O Pentest, ou Teste de Intrusão, é uma análise profunda e sistemática de um sistema, aplicativo, rede ou qualquer outro ativo digital, que busca identificar vulnerabilidades que possam ser exploradas por hackers.

Durante um Pentest, os profissionais de cibersegurança simulam ataques reais a fim de descobrir essas falhas, enviando um relatório descritivo e com propostas de soluções ao final do teste.

O Pentest é abrangente, meticuloso e executado por profissionais altamente qualificados.

Ao contrário dos programas de Bug Bounty, onde a busca por falhas é feita de maneira mais independente e esporádica, o Teste de Intrusão tem uma abordagem organizada e estruturada, que permite uma visão sistêmica da segurança do sistema.

Bug Bounty x Pentest

Ambos os serviços têm seus méritos e podem ser valiosos dependendo do contexto. O Bug Bounty oferece uma variedade de perspectivas, enquanto o Pentest oferece uma análise mais estruturada, abrangente e consistente.

Se a empresa busca uma análise profunda de seu sistema, o Pentest é a melhor escolha. No entanto, se a organização procura diversidade de perspectivas e um custo potencialmente menor, o Bug Bounty pode ser a opção mais adequada. Abaixo, listamos as principais diferenças entre os dois:

Bug Bounty vs Pentest - Diferenças - VANTICO

Apesar disso, é importante ressaltar que o Bug Bounty possui um custo menor pensando em vulnerabilidades isoladas. Para uma empresa que recebe muitos relatos de falhas, o valor pode acabar se tornando maior do que o custo de execução de um Pentest.

Portanto, ambos são ferramentas valiosas para a cibersegurança, mas em diferentes contextos. Para tomar uma decisão, o cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento) é uma ótima métrica.

Retorno sobre Investimento (ROI): Pentest x Bug Bounty

O Retorno sobre Investimento é uma métrica que você provavelmente já conhece, mas, em suma, ela representa uma relação entre o valor investido em um serviço/produto e o lucro gerado para a empresa a partir dele.

Como dissemos anteriormente, no caso do Bug Bounty, os profissionais são recompensados pela identificação de vulnerabilidades. Para as organizações com grandes programas, que recebem muitas notificações, esse valor pode se tornar bem alto – maior do que se tivesse investido em um Pentest propriamente dito.

Além de que, com o Pentest, a aplicação escolhida é testada em todos os seus âmbitos, recebendo atenção integral, além de trazer relatórios com detalhes e sugestões.

Portanto, por mais que muitas empresas optem pelo Bug Bounty como forma de economizar, ele pode sair mais caro a médio e longo prazo.

Pensando nisso, a Vantico decidiu investigar, comparando o custo-benefício do Bug Bounty com o custo-benefício do Pentest. Nossos resultados foram surpreendentes e esclarecedores! Para conferir os dados e insights obtidos, clique aqui para baixar o material gratuitamente!

 

 

Conheça o Programa de Bug Bounty da Vantico

Fale com nossa equipe e conheça o Pentest as a Service

Acompanhe nossas redes sociais

 

veja também

Outros conteúdos sobre Segurança Cibernética