Você sabe o que é “Pentest Automatizado” e quais suas diferenças com o Pentest Manual?
O “Pentest Automatizado” é um novo formato de teste de segurança que surgiu recentemente, como um tipo de scan de vulnerabilidades, visando suprir as desvantagens trazidas pelo Pentest Manual.
Mas será que essa alternativa é o suficiente para manter uma organização segura?
O que é “Pentest Automatizado”?
O “Pentest Automatizado”, ou Automated Pentesting, consiste no uso de ferramentas e técnicas automatizadas para identificar as vulnerabilidades de uma aplicação. Ou seja, de forma geral, tem os mesmos objetivos dos testes de intrusão, mas enquanto o último é feito manualmente por profissionais especialistas, o primeiro é totalmente automatizado.
Para a sua realização, são geralmente usadas técnicas e/ou ferramentas como fuzzing (análise de aplicações a partir de dados aleatórios ou inválidos) e a análise de vulnerabilidades conhecidas – tudo isso nos mais diversos ativos, como mobile e web.
A OWASP, inclusive, possui o Nettacker, seu próprio projeto de “Pentest Automatizado”.
Ele surgiu para tornar o processo mais ágil e eficiente, afinal, toda atividade manual tem suas limitações, por mais o pentester tenha experiências e recursos. Entretanto, apesar disso, o “Pentest Automatizado” também pode apresentar suas próprias falhas.
Benefícios do “Pentest Automatizado”
Como mencionamos, por se tratar de uma automação, o “Pentest Automatizado” possui inúmeros benefícios, tais como:
- Escalável
Por ser realizado através do uso de ferramentas, o “Pentest Automatizado” pode ser facilmente realizado em grande escala.
É importante ressaltar que existe um tipo de Pentest Manual escalável, que é o Pentest as a Service.
- Maior independência
Outro fator que influencia na escalabilidade do teste de segurança automatizado é a independência, ou seja, não existe a necessidade de aguardar um profissional analisar todo o sistema e identificar manualmente as vulnerabilidades.
- Rapidez e agilidade
Justamente por essas duas características anteriores, o “Pentest Automatizado” também se torna mais ágil e veloz em sua execução.
- Consistência
A automatização também permite que o teste seja realizado com maior frequência — inclusive de forma contínua —, aumentando o nível de proteção.
- Eficiência
Pensando em eficiência de recursos, especialmente financeiros, o “Pentest Automatizado” geralmente permite a otimização de custos, especialmente pensando a longo prazo.
Desvantagens do “Pentest Automatizado”
Apesar de todas essas vantagens, ele também possui seu lado negativo. Alguns deles são:
- Falta de entendimento de lógica do negócio
As ferramentas não têm a capacidade de compreender as particularidades de cada negócio e seus ativos, nem o contexto que a levou a buscar o Pentest. Por isso, a entrega nem sempre estará à altura das expectativas do time de TI.
- Falsos positivos ou negativos
Esse e outros fatores ainda podem levar a falsos positivos — fazendo com que a equipe perca tempo investigando vulnerabilidades que não existem — ou falsos negativos — aumentando os riscos de ciberataques, já que traz uma falsa segurança para a empresa.
- Incapacidade de identificar vulnerabilidades desconhecidas
Como as ferramentas utilizadas se baseiam em bancos de dados, há uma limitação de que elas são capazes de identificar apenas vulnerabilidades já conhecidas e registradas. Ou seja, caso haja uma falha desconhecida na aplicação, ela não será reconhecida pelo “Pentest Automatizado”, e a empresa continuará exposta.
- Falta de profundidade
Todas essas desvantagens podem levar a resultados superficiais, já que podem apresentar informações incorretas e não consideram todo o contexto da aplicação e do negócio. Com isso, a análise não é tão profunda e faltam insights e recomendações personalizadas.
“Pentest Automatizado” ou Pentest Manual?
O “Pentest Automatizado”, portanto, tem um papel importante e contribui, sim, com a manutenção da cibersegurança de uma organização. Porém, ele não deve ser usado como estratégia isolada, mas ser complementado com outros testes, inclusive o Pentest Manual.
Imagem: “Pentest Automatizado” x Pentest Manual tradicional
Aqui na Vantico, nós buscamos combinar o melhor do Pentest Manual e do “Pentest Automatizado”, através da modelo de Pentest as a Service. Ou seja, também conseguimos escalar a operação, trazer otimização de custos e tempo. Isso é feito através de:
- Modelo de planos e créditos, que permite o Pentest contínuo e mais econômico
- Modelo de trabalho sem burocracia, que possibilita a abertura de novos testes a qualquer momento, com início em 48h
- Plataforma automatizada e acessível, que fornece resultados do teste em tempo real.
Conheça a Vantico e tenha acesso ao melhor em testes de segurança. Clique aqui e saiba mais!