Pentest web: o que é, por que fazer e quais as 5 fases do teste

Picture of vantico

vantico

Pentest Web | Senki Security

A plataforma web da sua empresa é segura? Os dados de usuários que ele armazena estão bem protegidos? E as plataformas utilizadas de forma interna pelos colaboradores? Você pode garantir que as informações confidenciais estão, de fato, seguras?

Para responder perguntas como essa é que existe o pentest web.

O que é pentest web?

O pentest web é o teste de intrusão realizado especificamente em aplicações web, ou seja, em sistemas que utilizam alguma tecnologia de desenvolvimento web, tais como PHP, Django, React, entre outros.

Seu objetivo é encontrar vulnerabilidades da aplicação, analisando bancos de dados e código fonte, por exemplo. Algumas bem comuns são: falhas na injeção, XSS, softwares desatualizados e elementos de segurança ineficazes.

A partir disso, os pentesters conseguem encontrar ameaças internas e externas.

Pentest Web Externo

Também conhecido como black-box, o pentest web externo é responsável por encontrar vulnerabilidades que podem ser encontradas de fora da organização. Ou seja, o teste de intrusão, nesse caso, é realizado apenas com a informação do número de IP ou URL do alvo – já que outros dados provavelmente não estariam acessíveis caso fosse um ataque real.

Pentest Web Interno

O pentest web interno, ou grey-box, é justamente o contrário. O pentester irá receber, além da URL e IP, as credenciais de acesso para a plataforma – que podem ser públicas, como quando o usuário cria seu próprio cadastro, ou privadas, quando a empresa gera o acesso – e, partir delas, buscar as vulnerabilidades existentes.

Por que o pentest web é tão importante?

Grande parte das instituições, hoje, possuem aplicações web abertas para serem utilizadas publicamente. E, como já sabemos, é responsabilidade da empresa conseguir manter os dados desse público seguro.

Além disso, sabemos que muitas delas também utilizam aplicações web em sua rotina de trabalho como forma de armazenar seus próprios dados sensíveis e confidenciais, gerenciar suas plataformas e como ferramenta de trabalho para os colaboradores.

Tudo isso faz com que essas plataformas se tornem alvos cobiçados por intrusos, o que pode trazer grande risco para seus proprietários e usuários. Um ataque a qualquer uma dessas frentes representaria um gravíssimo problema para a instituição. É aí que entra a importância do pentest web e a descoberta de todas as ameaças existentes.

Por conta de sua complexidade, esse teste é dividido em cinco fases.

Quais são as cinco fases do pentest web?

Reconhecimento

Na primeira fase, o hacker ético irá buscar informações e dados sobre o alvo com o objetivo traçar um plano de ação a partir das possíveis portas de entrada.

Varredura

O próximo passo é se aprofundar nessas portas de entrada, ou seja, verificar mais profundamente quais delas realmente existem e podem ser utilizadas para a invasão. Sendo assim, nessa etapa são utilizados recursos técnicos para essa descoberta.

É geralmente nessa fase que é desenvolvido o relatório de vulnerabilidade.

Exploração

Na terceira etapa o pentester parte para a ação. Ou seja, ele irá utilizar o briefing que foi feito nas duas primeiras fases para, de fato, atacar e infiltrar as aplicações web. Além de invadir, ele também será responsável por identificar a qual tipo de dado e recurso o intruso teria acesso.

Colaboração

É importante que, enquanto a fase de exploração acontece, também exista uma colaboração entre os pentesters e a equipe de desenvolvimento da instituição contratante.

Retorno

Indo além da colaboração, ao final do teste é entregue um relatório mais profundo sobre as vulnerabilidades encontradas, que irá permitir que a equipe de desenvolvedores as corrija. 

Aqui na Vantico, nossa plataforma disponibiliza essas informações em nossa plataforma, trazendo dados sobre o seu status, criticidade, impacto, evidências, etc., que podem ser visualizadas da seguinte maneira:

Pentest as a service - Plataforma Vantico - Sumário

Ter acesso ao relatório completo do pentest web é fundamental para que a equipe consiga corrigir os problemas de forma eficaz e, até mesmo, buscar maneiras de impedir que eles ocorram novamente durante uma possível atualização.

Quer conhecer o trabalho e a plataforma da Vantico? Clique aqui e fale conosco. Siga nosso LinkedIn e fique por dentro de tudo sobre pentest.

veja também

Outros conteúdos sobre Segurança Cibernética