Você está visualizando atualmente Guia completo para contratar um Pentest

Guia completo para contratar um Pentest

Uma das melhores maneiras de garantir a segurança de ativos digitais é através dos Pentests (testes de intrusão), uma abordagem que permite identificar vulnerabilidades nos sistemas e redes corporativas antes que elas possam ser exploradas por hackers.

Entretanto, contratar um Pentest pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, é necessário encontrar uma empresa especializada em oferecer serviços de alta qualidade nessa área específica.

Neste guia, vamos apresentar as principais etapas desse processo e orientar sobre como selecionar o parceiro ideal para realizar essa importante avaliação na sua empresa.

O que é o Pentest?

Um Pentest é uma simulação controlada de um ataque real, executado por especialistas em segurança cibernética capacitados (pentesters).

Durante esse teste, esses profissionais tentarão invadir os sistemas, redes ou aplicações da empresa, visando identificar vulnerabilidades antes que elas sejam exploradas por criminosos virtuais.

O Pentest pode ser executado em praticamente qualquer tipo de ativo, como:

  • Aplicações Web;
  • APIs;
  • Mobile;
  • Dispositivos IoT;
  • SaaS;
  • Cloud;
  • Smart Contracts.

Além disso, existem 3 tipos de Pentest: Black Box, Gray Box e White Box. Esses termos determinam como o teste será executado, como mostra a imagem abaixo:

Pentest | Black, white e gray box | Vantico - Guia para contratar Pentest

Imagem: Black, Gray e White Box.

Para quem o Pentest é indicado?

Está buscando uma forma de reforçar a postura de proteção da sua empresa, mas ainda está na dúvida se contratar um Pentest é a melhor opção?

O Pentest é uma ferramenta de alta eficácia, que não apenas identifica as vulnerabilidades de um ativo, mas também avalia a eficácia dos controles e práticas de segurança já existentes.

Aqui na Vantico, sempre reforçamos que apenas o Pentest não é o suficiente para proteger suas aplicações – é necessário desenvolver uma postura de segurança robusta e abrangente, com mais de uma abordagem. Entretanto, a execução de Pentests periódicos é parte essencial disso.

Se a sua empresa possui um ativo digital, como um daqueles que mencionamos anteriormente, e deseja protegê-lo ou reforçar sua proteção, então o Pentest é para você. Ele irá contribuir para:

Guia para contratar Pentest - Vantico | Vantagens do Pentest

Imagem: benefícios do Pentest.

Guia para contratar seu Pentest

Contratar um Pentest pode ser um processo complexo para alguns profissionais e empresas. Por isso, separamos alguns passos que irão ajudar a simplificar tudo isso.

01. Avalie as necessidades da empresa

Antes de contratar uma empresa de Pentest, é importante entender exatamente quais são as necessidades e particularidades da sua empresa.

Ao identificar essas informações e os ativos digitais mais relevantes, você terá maior embasamento para escolher uma organização que tenha experiência nessa área ou setor.

02. Analise as suas opções

Quando pesquisar por empresas que oferecem o Pentest, é possível que você encontre muitas opções. Para que você identifique as melhores opções, analise os seguintes tópicos:

  • Cases de sucesso e/ou depoimentos de Pentests já executados;
  • Orientação a compliance (como SOC2, NIST 800-53, PCI-DSS);
  • Disponibilidade de serviços complementares (Scan de Vulnerabilidades, Attack Surface Management, entre outros).

03. Verifique as metodologias utilizadas

Outro ponto importante é analisar se a empresa utiliza a metodologia tradicional ou a de Pentest as a Service.

Isso porque as metodologias tradicionais, muitas vezes, podem envolver maior quantidade de burocracias e ter um início mais demorado. Na cibersegurança, cada segundo conta, afinal, quanto mais um teste demora para ser executado, mais tempo a sua empresa fica vulnerável.

Por outro lado, a metodologia chamada de Pentest as a Service geralmente é mais ágil, flexível, transparente e menos burocrática. Tudo isso acelera a execução do projeto, fazendo com que os resultados do Pentest cheguem mais rapidamente.

04. Informe-se sobre as entregas

Outro ponto importante é entender como as entregas serão feitas. Aqui na Vantico, por exemplo, funciona assim:

  • As primeiras entregas são feitas com o teste ainda em andamento, com nossa equipe notificando a empresa sobre as vulnerabilidades mais críticas;
  • Todas as vulnerabilidades encontradas são registradas e enviadas para os responsáveis da empresa, e incluem: descrição, evidência, referências e recomendações de correção;
  • Após a finalização do teste, relatórios em Português, Inglês e Espanhol são disponibilizados imediatamente, e a empresa tem acesso a todas as informações obtidas;
  • Também é disponibilizada a Carta de Pentest nas 3 línguas, um documento utilizado para comprar a execução do teste e que pode ser enviado para fornecedores, clientes, investidores, e outros stakeholders;
  • O Retest (execução de um novo teste para verificar a eficiência das correções feitas) está incluso em todos os projetos.
  • Tudo isso é registrado e disponibilizado dentro de uma plataforma própria.

Ou seja, as entregas da Vantico são ágeis, trazem informações completas em diversos formatos diferentes e agregam muito valor para as empresas clientes.

Por isso, é muito importante que, ao procurar seu fornecedor de Pentest, você pergunte sobre as entregas e verifique itens como:

  • Agilidade;
  • Qualidade;
  • Disponibilidade;
  • Transparência.

RFP de Pentest

O RFP (Request for Proposal) é um documento para solicitação de uma proposta (muito utilizada por meio de licitações), produzido pela empresa que possui interesse na aquisição de um serviço e enviado para que possíveis fornecedores enviem suas propostas.

Esse documento pode ser muito complexo de criar, por isso, a Vantico disponibiliza um modelo gratuito. É só baixar, substituir os dados no documento e começar a usar! Clique aqui para baixar gratuitamente.

Conclusão

Ao seguir essas orientações, você estará mais preparado para contratar o fornecedor de Pentest que mais se adeque às suas necessidades.

A segurança cibernética da sua empresa não pode ser negligenciada, por isso é tão importante considerar questões como as que trouxemos para uma tomada de decisão informada.

Convidamos você a conhecer mais sobre o trabalho da Vantico com Pentest as a Service clicando aqui, e conheça todos os benefícios da nossa metodologia.