Pentest Mobile e as Melhores Práticas de Segurança para Apps

Picture of Kaique Bonato

Kaique Bonato

Melhores práticas - Pentest mobile | Vantico

Com a expansão de aplicativos e sistemas móveis, é fundamental que profissionais da área de cibersegurança busquem medidas eficazes para garantir a proteção desses ativos.

Por meio de um Pentest Mobile, é possível identificar e solucionar vulnerabilidades que podem comprometer a segurança dos dispositivos. Mas, para garantir que esse teste seja realmente eficaz, é preciso analisar se ele está seguindo as práticas mais recomendadas.

O Pentest Mobile é necessário?

Por conta do espaço e da importância que os dispositivos móveis ganharam na sociedade, eles também se tornaram um grande alvo de ataques cibernéticos.

Entre algumas das falhas de segurança mais comuns a que eles estão suscetíveis, temos falhas de autenticação e autorização, problemas de criptografia, falha na lógica de negócios, engenharia reversa, vazamento de dados e injeção de código.

Principais Vulnerabilidades em Apps Mobile - Pentest - Vantico

Com tantas possíveis ameaças, é fundamental ter uma postura de segurança reforçada. Por meio de um Pentest Mobile, é possível realizar uma avaliação completa dos aplicativos e sistemas móveis.

Por isso, é preciso, sim, investir em medidas de segurança realmente eficientes.

Melhores práticas para o Pentest Mobile

Cada pentest é diferente, pois precisa se adaptar às particularidades de cada segmento, sistema ou negócio. Por isso, ao procurar uma empresa para executar o Pentest Mobile em seus aplicativos, analise se ela segue alguma das seguintes práticas:

  • Pentest white-box

Caso o app nunca tenha sido testado antes, o Pentest white-box é uma das principais recomendações da OWASP¹. Isso porque, por meio dessa metodologia, o testar poderá otimizar seu tempo para verificar cada anomalia ou comportamento suspeito.

Mesmo em apps Android, o código pode estar ofuscado, e reverter essa situação também consumirá uma grande quantidade de tempo.

  • Ferramentas automatizadas

Algumas empresas usam ferramentas automatizadas para realizar um scan das vulnerabilidades. Entretanto, esse é um risco que pode levar a falsos positivos.

Isso porque a ferramenta não é capaz de analisar contextos específicos, podendo identificar vulnerabilidades que não são, de fato, relevantes, gerando falsos positivos.

A consequência disso é que, após a identificação, o time de TI irá investir tempo e recursos em corrigir falhas insignificantes.

No caso de dispositivos móveis e apps mobile, que possuem especificações diferentes de aplicações web, por exemplo, a ferramenta pode identificar como erro algo que faz parte da própria programação do sistema.

  • Análise de regulamentações

Cada país, setor e indústria possui suas próprias exigências e medidas regulatórias para garantir a segurança dos usuários.

Já que o escopo do teste é definido antes de seu início, é preciso garantir que a empresa teve o cuidado de analisar todo o cenário em que o app está inserido antes de concretizá-lo.

Em alguns casos, também pode ser interessante levar a discussão para próximo dos stakeholders, garantindo que o pentest tenha a maior cobertura possível.

Ciclo de Desenvolvimento Seguro em Aplicações Mobile

Outra prática importante é a de incluir a cibersegurança como parte do Ciclo de Desenvolvimento de sistemas mobile, entretanto, essa começa pela própria equipe de TI.

Para ter um Ciclo de Desenvolvimento seguro, na construção de aplicativos e sistemas mobile, a OWASP¹ indica algumas práticas, tais como:

  1. Executar uma análise de risco no app e em seus componentes;
  2. Análise dos requisitos de segurança;
  3. Modelagem de Ameaças, para identificar, enumerar, priorizar e corrigir ameaças;
  4. Executar um Pentest Mobile para encontrar possíveis vulnerabilidades.

Pentest Mobile mais eficiente

Os modelos tradicionais de Pentest já não são mais tão eficientes e ágeis, especialmente quando comparados com o nível de rapidez e complexidade das ameaças de cibersegurança atuais.

Portanto, invista em metodologias mais modernas, como o Pentest as a Service. Aqui na Vantico, por meio dela, é possível:

  • Solicitar um novo teste a qualquer momento, com início em até 48h, sem burocracia nenhuma;
  • Acompanhar os resultados em tempo real por meio de nosso dashboard;
  • Executar testes em aplicações pequenas ou grandes, por meio do nosso sistema de créditos.

Tudo isso nos ajuda a entregar um teste de qualidade, eficaz e moderno. Clique aqui para falar com nossos consultores e saiba mais!

 

¹ Mobile Application Security Testing

veja também

Outros conteúdos sobre Segurança Cibernética